NÃO DEIXE ESSA CASA SER VENDIDA

Um GRUPO DE AMIGOS PELA DEFESA DA CASA DE RETIRO SÃO FRANCISCO está se movimentando para que Casa de Retiro São Francisco não seja vendida e se transforme em arranha-céus ou condomínios de luxo. Coloquei-me no grupo que defende essa causa e se reúne na velha Igreja de Brotas.

Por que vender a Casa de Retiro São Francisco, onde um homem, o frei Hildebrando, ao mesmo tempo empreendedor e de virtudes cristãs praticizadas a criou com homens e mulhers baianos da melhor cepa? Cada quarto, cada apartamento, a capela, todos os cômodos foram doados e seus nomes estão lá, em placas.  Nomes de baianos e de brasileiros ilustres que compreenderam o valor da Casa de Retiro São Francisco na visão de Frei Hildebrando. Tudo isso tem indicação daqueles que ofertaram os meios para que aquela casa de espiritualidade evangelizadora e missionária, que levou Paz e Bem, salvação e conversão de tantos existisse. Na Casa de Retiro São Francisco, Frei Hildebrando, dom Frei Tepe, Dom Tomás, Padre Osmar e tantos fiéis deram e receberam a Palavra de Deus, retiraram-se para um encontro com Cristo – essa Casa ser vendida?! Há o Grupo de Amigos pela Defesa da Casa de Retiro São Francisco, pôs a causa em mãos da Justiça e a Justiça baiana distinguirá a legalidade de uma Casa de espiritualidade, Casa de Cultura da Bahia, Casa conhecida e visitada por brasileiros e estrangeiros de todos os países, Casa do Evangelho e de Francisco.

A Casa de Retiro São Francisco é patrimônio da comunidade soteropolitana. São Francisco está, espiritualmente, vendo este ato de vandalismo, oportunidade de interesses, ele o Poverello, o Pobrezinho, a quem até os muçulmanos admiraram, que reformou uma Igrejinha mas, também, a própria Igreja Una Santa Católica e Apostólica.

Aqui neste ponto, solicitamos, ao nosso Pastor, Dom Murilo Krieger, Arcebispo Metropolitano dessa Arquidiocese Primaz do Brasil verifique que a Casa de Retiro São Francisco permaneça como está.

Bênção ou maldição? Bênção para a Casa de Retiro São Francisco não ser vendida. Maldição? “Misericórdia quero e não sacrifício”. A derrubada da Casa de Retiro São Francisco seria um crime cultural, religioso, histórico, contra a memória de Salvador. O Evangelho deve predominar e não a fome de bens materiais. Enfim, não deixe a Bahia essa Casa de Retiro ser vendida! Não deixem – Governos estadual, municipal, federal, a Justiça baiana, que essa Casa de Retiro seja vendida. Vendida? Jamais.

Prof. Germano Machado – aposentado da UFBA e Ucsal, das Academias de Letras e Artes do Salvador, Mater Salvatoris e Baiana de Educação. Fundador do CEPA

Esta entrada foi publicada em Noticias do Retiro e marcada com a tag , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Uma resposta a NÃO DEIXE ESSA CASA SER VENDIDA

  1. Petronio Achilles RibeiroRsa disse:

    Conheci a Casa de retiro São Francisco em janeiro de 1953 no 3ºEncontro Nacional da JUC. Vim na representação do RJ. Foi um momento um momento feliz e marcante que jamais esquecerei. Em 1971,quando vim morar em Salvador tive oportunidade voltar muitas vezes e sentir toda paz que reina nessa casa.
    O fim dessa obra é um atentado a DEUS e aos soteropolitanos.
    A preservação é o milagre que espero. Pode até ter uma nova formula que torne viável
    economicamente. Contem comigo.
    TENHAMOS FÉ.
    Petronio

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>