Carta sobre o fechamento da Casa de Retiro São Francisco

 Salvador, 1º de junho de 2011

Casa de Retiro São Francisco

Rua Paulo Afonso s/n, Brotas

 Senhores,

É lamentável o que está ocorrendo com a Casa de Retiro São Francisco. Passo a dar o testemunho seguinte:

As famílias se encontravam, como se fossem uma família fraternal, onde o Pai Celestial a todos derramava bençãos, proporcionando um ambiente cristão onde nos tornando como irmãos, como disse o apóstolo João: “quem ama a Deus ame também o seu irmão”.

A Casa de Retiro São Francisco oferecia a todos um ambiente de tranquilidade que as irmãs freiras nos oferecia. São elas: Graziana, Lourdinha, Irmã  Almerinda, Irmã Virgínia e Irmã Sara com sua lucidez e experiência, bem como   os funcionários todos educados e mui prestativos. 

Tive o ensejo de passar com minha esposa vários encontros, principalmente por ocasião que reclamava descanso por motivo de duas cirurgias de catarata, uma cirurgia no nariz efetuada pelo estimado médico de cabeça e pescoço, Dr. Severino Cortizo e Dr. Marcelo Brandão. É lamentável o que aconteceu com a paralisação dessa Casa abençoada.

Sugeri ao Frei Fernando, quando da ocasião de um encontro com outros padres franciscanos,  que usasse o pavilhão do lado direito de quem chega ao Retiro para transformá-lo em hospedagem para pessoas da terceira idade. isso redundaria em uma fonte de renda, falando, inclusive, que aumentasse o preço das diárias para casal e para solteiro, pois se assim o fizesse não haveria o colapso do fechamento de lugar tão aprazível, onde o Frei celebrava missa diariamente, com o propósito de adorar ao Deus Pai, ao Deus Filho e ao Deus Espírito  Santo.  

Faço um apelo à Ordem  de São Francisco e autoridade eclesiástica para tornar  atrás e recomeçar tudo. Isso para alegria de todos nós,  pelo prazer de estar nesta casa de repouso quando nos encontros oferecidos como: Dias de carnaval, Semana santa, São João e feriados nacionais, inclusive Natal e Ano Novo. Ficamos pois, na expectativa de um reencontro. Saudações fraternais de quem sempre admirou essa casa de Retiro São Francisco.

Eliel Quadros Pinheiro

Esta entrada foi publicada em Noticias do Retiro e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Uma resposta a Carta sobre o fechamento da Casa de Retiro São Francisco

  1. Alírio Cavalcanti disse:

    Ilustre Sr(Dr) Eliel Quadros;

    Li seu manifesto. Muito bem colocado, entretanto, permita-me elucidar uma questão:

    Embora sua sugestão seja profícua, cito a sugestão de abrir mais um pavilhão. O que geraria mais renda. Esclareço em tempo hábil, que a CASA DE RETIRO SÃO FRANCISCO, não foi fechada por estar deficitária, ou não gerar renda suficiente para sua manutenção. A CASA DE RETIRO SÃO FRANCISCO se auto-sustentava com a renda das hospedagens e outras avenças. O motivo do FECHAMENTO ABRUPTO E COM INTENÇÃO DE VENDA PARA DEMOLIÇÃO, TÃO SOMENTE RESIDE NA ESPECULAÇÃO IMOBILIÁRIA que suscitou tanta aflição para àquela COMUNIDADE e em especial PARA OS CRISTÃOS MAIS FIÉIS AO PROJETO DE DEUS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>