Artigo retirado de “O DOMINGO” – Semanário Liturgico-Catequético – dia 03/02/2013

CAMPANHA DA FRATERNIDADE

A realidade dos jovens foi tema da Campanha da Fraternidade de 1992. com o lema “Juventude, caminho aberto”. Neste ano de 2013, a Igreja propõe novamente a juventude como tema da CF, com o lema: “Eis-me aqui, envia-me!” (Is 6,8).

 Desta feita, a reflexão sobre a realidade dos jovens acontece num contexto de intensas e profundas transformações. As conclusões da Conferência de Aparecida entendem essas inquietantes transformações como um processo histórico em que ocorre mudança de época, pois as tradicionais maneiras de viver e compreender o mundo, que serviram de orientação para as pessoas por inúmeras gerações, já não são aceitas.

 Esta cultura “tradicional” fragmentou-se e deu lugar a uma diversidade de novas visões do mundo e da vida, de estruturações sociais, de relação com o sagrado e de modelos antropológicos. Diante disso, todos sofrem e há grande perplexidade. Instituições importantes – e outrora referenciais para a sociedade e para os jovens – como a família, a escola e o Estado também passam por crises.

 É nesse contexto que a Igreja se propõe lançar um olhar sobre os jovens, com suas dificuldades e potencialidades. Quer acolhê-los na diversidade e riqueza de suas manifestações e modos de ser e propiciar-lhes participação, fundamental para exercerem o protagonismo como discípulos missionários e edificadores da civilização do amor.

Pe. Luiz Carlos Dias

Secretário-executivo da CF

Esta entrada foi publicada em Campanha da Fraternidade e marcada com a tag , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>