Retiro São Francisco busca apoio da Assembleia Legislativa

Grupo de apoio comunitário, sediada no Bairro de Brotas, quer impedir venda do casarão.

A Casa de Retiro São Francisco, localizada no bairro de Brotas, em Salvador, que está de portas fechadas há quase três anos, pode ser vendida a qualquer momento. Para evitar que a possível negociação ocorra, um grupo de apoio comunitário esteve ontem, na Assembleia Legislativa, para pedir ajuda aos presidente e vice-presidente da Casa, os deputados Marcelo Nilo (PDT) e Yulo Oiticica (PT).

O intuito do encontro foi alertar, através do Poder Legislativo, a população sobre a importância do trabalho prestado pela Casa de Retiro à comunidade baiana, deste 1949, quando foi fundada com a ajuda do Frei Hildebrando, e erguida a partir de doações da própria sociedade. O local foi também, por muito tempo, a residência das irmãs franciscanas hospitaleiras, hospedagem para turismo religioso, centro de eventos religiosos e culturais, além de prestar atendimento médico e odontológico de graça.

Porém, segundo esclareceram membros do Grupo de Apoio, a Província Franciscana de Recife, responsável pelo Retiro, alega ter a necessidade de vender o casarão para quitar uma dívida local. Já, do outro lado, a comunidade afirma que o Retiro é considerado uma das três construções neocoloniais de Salvador pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural, o que não permite a sua venda, embora não seja tombado. O deputado Yulo quer debater amplamente o assunto numa audiência.

Ele quer buscar uma manifestação clara dos deputados estaduais, no sentido de dar continuidade a um espaço tão importante como esse. “O entendimento do grupo, que também é o meu, é que aquele é um espaço construído pela comunidade, deve servir à comunidade. Qualquer outro fim, não é um fim digno e legítimo e não poderemos permitir que a Casa do Retiro sucumba ao lucro, quando pode dar como resposta benefícios sociais”, reiterou. Em demonstração ao apoio e importância dos serviços prestados pela Casa, no próximo dia 1º de outubro, será lançado na Assembleia Legislativa o livro “Casa de Retiro São Francisco: memória e história”.

Esta entrada foi publicada em Noticias e marcada com a tag , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>