Crônica do Frei Hildebrando datada de 11 de novembro de 1978

Meus prezados Rádio Ouvintes:

Eis aqui um feixinho de Boas Sugestões que talvez sejam capazes de resolver certos problemas que ultimamente vem surgindo em seu lar.

Empregue – para conquistar ou reconquistar o outro, o mesmo esforço que você empregaria para conquistar coisas menos importantes.

Você – por exemplo, se é operário – caixeiro – ou funcionário – suporta sem pestanejar, o mau humor do patrão, do gerente ou do chefe da Seção.  Se é você que é o patrão – quantas vezes não faz vista grossa em relação a certas negligências do empregado, dizendo consigo mesmo que ninguém no mundo é perfeito.

Se você é vendedor, meu Deus, como contém sua impaciência, quando os clientes se mostram exigentes e caprichosos…

Por que procede assim??? – Para ganhar dinheiro, é claro. E está muito certo.

Agora, sua felicidade no lar não será, acaso, muito mais preciosa que um milhão de cruzeiros antigos ou novos?

Você não poderia então mostrar-se em casa, pelo menos, tão indulgente como fora – e igualmente paciente e senhor dos seus impulsos?  Trate, pois, sua esposa tão bem como a seu cliente ou seu patrão, e tudo irá muito melhor.

E a senhora, quantos sacrifícios não aceita, com a melhor cara deste mundo, quando quer realmente uma coisa? Assim, para recuperar a sua linha, não hesita um segundo ante um rigoroso jejum, que a Igreja jamais ousaria impor-lhe, e por tanto tempo. Para estar no rigor da moda, percorre todas as lojas da cidade  até cair  de cansaço.

E o que não faz a senhora para ficar mais bela, se possível?… Passa até quatro horas no cabeleireiro!… Jamais  lhe pedirão que passe quatro horas na Igreja para embelezar a sua alma!

Portanto, a senhora consente em grandes sacrifícios em vista de bens muito menos preciosos que a paz no seu lar. Faça o possível para ser pelo menos tão cordata, compreensiva e sorridente em relação a seu marido.

Pode acreditar: gentileza atrai gentileza – Amor com amor se paga. Tenho dito.

Esta entrada foi publicada em Crônicas e marcada com a tag , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>