Nota de Samuel Celestino no seu blog – BAHIA NOTÍCIAS

Dia 06/01/2014

 Pelo tombamento da Casa de Retiro São Francisco

Com a sanção, pelo prefeito ACM Neto, da lei que permite à prefeitura o tombamento de sítios históricos, espera-se que agora a municipalidade possa tombar a Casa de Retiro São Francisco, construída nos anos 40 do século passado, com recursos doados pela comunidade e cujo engenheiro foi Norberto Odebrecht.

Com a sanção, pelo prefeito ACM Neto, da lei que permite à prefeitura o tombamento de sítios históricos, espera-se que agora a municipalidade possa tombar a Casa de Retiro São Francisco, construída nos anos 40 do século passado, com recursos doados pela comunidade e cujo engenheiro foi Norberto Odebrecht. O sítio transformou-se em casa de repouso para idosos, que eram cuidados por freiras igualmente idosas. Os freis capuchinhos, grande parte de nacionalidade alemã, que se transferiram para o Recife, entenderam que a Casa do Retiro era de propriedade da ordem. Os Amigos da instituição, em bloco, entraram com um pedido de liminar na Justiça, na medida em que os freis desejavam vender a área para a especulação imobiliária. Ganharam a liminar, mas a ação acabou nas mãos do juiz Ricardo D`Ávila que criou alguns problemas de tal sorte que o assunto será encaminhado para o CNJ – Conselho Nacional de Justiça, se é que ainda não foi. A Casa do Retiro é dos baianos, dos enfermos e daqueles que necessitam de repouso. Mas está fechada por decisão dos freis, que não respeitaram a liminar. Espera-se que, agora, conhecendo a importância do Retiro, ACM Neto decrete o seu tombamento para servir como foi idealizada com recursos do povo nos idos de 1940.

Esta entrada foi publicada em Noticias e marcada com a tag , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Uma resposta a Nota de Samuel Celestino no seu blog – BAHIA NOTÍCIAS

  1. Ney Fernando Vasconcelos Pinheiro disse:

    Sabemos que um dos maiores entraves para decisões que objetivam estabelecer-se com justiça, direitos geralmente da sociedade já que, a contrapartida, ou seja: os Deveres são, inequivocamente, do Poder Público, é justamente a extinção da famigerada “BURROCRACIA”, até bem pouco tempo cantada e decantada como uma conquista de alguns políticos de ocasião e que na verdade o racional e pertinente atalho, caracterizado pela tão aguardada Desburocratização, jamais saiu dos sonhos, nem podendo sequer ser confirmada se saiu ou não do papel. Dessa forma, pelas notícias ultimamente comentadas de que a Prefeitura detém no presente momento a faculdade de discernir sobre os Tombamentos dos Patrimônios de interesse Público, e nesse caso, concluímos que se enquadra perfeito e absolutamente devido, o que se refere à Casa de Retiro São Francisco. Mas isso convém atentar para o fato de que, pelas démarches do processo de que trata a reabertura da Casa de Retiro, dá para se sentir que tal prioridade esbarra nos “Corpos Estranhos” * empurrando para o Fim da Fila essa tão significativa Dádiva de Fé, arrebatada do convívio do nosso Povo intempestivamente e, diga-se de passagem, de forma absolutamente ilegal sob quaisquer pontos de vista. Com efeito, já testemunhamos outros tombamentos de alcance social menos prevalentes sem desmerecer naturalmente as suas categorias, entretanto, longe do raciocínio de todos quantos conhecem o episódio, Fechamento da Casa de Retiro, nada pode explicar tão curioso descaso com essa causa que chocou a toda sociedade baiana e cujos efeitos ainda reverberam nos tempos presentes. Assim, o apelo que verdadeiramente nos faz vislumbrar uma pequena luz no fundo desse tenebroso túnel, é a Fé que nunca nos abandonou, de que os homens, no topo do comando e também aqueles que desejam fazer parte da nova gestão política para a fase que ora desponta pelas breves Eleições, para que a partir daí se revertam todos os raciocínios negativos que se tinha até aqui e então, para que esse Patrimônio seja rapidamente devolvido ao convívio do nosso Povo, tão habituado à sombra serena daquele espiritual abrigo.
    (*) Disputa de Interesses Financeiros.
    Tenho Dito!
    Ney Pinheiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>